martes, 27 de abril de 2010

"Land Art no colexio"







Hoxe os meus alumnos e eu, en colaboración cos nenos de catro anos e a súa mestra (cada semana xuntámolos a todos para traballaren xuntos ), decidimos pórnos máis criativos do habitual e probamos a transformar o abandoado terreo que hai á volta da escola nun espazo artístico privilexiado, utilizando os materiais que por alí había e algo de pintura de dedos para pintar no tronco dos piñeiros ao estilo "ibarrola"...
Pasárono bárbaro e aprenderon que con pouca cousa se pode crear beleza e divertir moito.
Que vos guste.

Land Art
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Spiral Jetty, vista de Rozel Point, Abril de 2005A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.

A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.

É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.

Dentre as obras de land art que foram efetivamente realizadas, a mais conhecida talvez seja a Plataforma Espiral (Spiral Jetty), de Robert Smithson (1970), construída no Grande Lago Salgado, em Utah, nos Estados Unidos da América.

Principais artistas
Robert Smithson (1938-1973)
Sol LeWitt (1928)
Robert Morris (1931)
Carl Andre (1935)
Christo & Jeanne-Claude (ambos nascidos em 1935)
Walter de Maria (1935)
Dennis Oppenheim (1938)
Richard Long (1945).

2 comentarios:

Chousa da Alcandra dijo...

Da gusto ver mestras así de creativas. Iso sí que estimula ós nenos.
E que estamos xa case rematando o curso, senón eu matriculábame no teu Cole para ser alumno da túa clase. Haberá sitio para o vindeiro curso???

Proida dijo...

Ai Chousa, se o secretario te quer matricular, por nós encantados de te acoller na nosa aula!